segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estudo Ar, Solo e Água

As turmas 31 e 34 a professora Anelise, iniciaram o Projeto o ar, a água e o solo. Esse Projeto contou com participação da professora Simone do laboratório de ciências onde os alunos poderam fazer os experimentos sobre o ar, a água e o solo, tornando a pesquisa muito mais interessante e empolgante para os alunos.

Nas pesquisas na Sala Informatizada utilizamos o site: http://www.canalkids.com/. Os alunos foram divididos em grupos, onde cada grupo deve produzir material para explicar aos demais grupos o seu tema de pesquisa, onde será avaliado a participação do aluno na atividade e o registro da pesquisa realizada. Os alunos apresentaram o Projeto e suas experiência do dia do ''amigos da escola"

Segue as fotos na sequência: Sala Informatizada, laboratório de ciências e exposição dos trabalhos.











Projeto Povos Indígenas Brasileiros

Esse projeto coordenado pela professora Anelise com as turmas 31 e 34 foi desenvolvido em várias etapas de forma interdisciplinar ao longo do I semestre. Com objetivos de conhecer os povos indígenas brasileiros; valorizar a cultura indígena e estabelecer relações com a importância de preservar as diferentes culturas de grupos diversificados.
Na Sala Informatizada foi utilizado o site: http://www.socioambiental.org.br/, que traz através de jogos, vídeos e textos informativos a história dos povos indígenas.
Os conceitos trabalhados foram:
*A história dos povos indígenas
*Origem de várias palavras indígenas
*Respeito à diversidade cultural
*Preservação ambiental e uso adequado dos recursos naturais


Segue o vídeo Pagerama, que os alunos assistiram e gostaram muito.


O lixo

Os alunos das turmas 31 e 34, utilizaram a SI para assistir aos videos Jornal da Cultura, da TV Cultura(www.tvcultura.com) com os objetivos de:
*Tomar consciência dos problemas relacionados ao lixo.
*Perceber a reciclagem como solução alternativa de destinação do lixo, e fonte de renda.
*Refletir sobre o consumo e o descarte do lixo em aterros sanitários.
*Refletir sobre a importância da coleta seletiva.
*Perceber a importância do tratamenteo do esgoto e a influência na natureza.

Segue abaixo dois painéis que a turma produziu sobre o lixo.


Preservação do Meio Ambiente

As turmas 31 e 34 utilizaram a SI no dia 13/05/2011 com os objetivos de:
*Perceber os aspectos negativos e positivos da interferência do ser humano no meio ambiente.
*Compreender a importância de preservar o meio ambiente e cuidar da natureza.
Através do site: http://www.atividadeseducativas.com.br, onde tiveram a oportunidade de através de jogos educativos perceber a importância da preservação do meio ambiente. Clic no link abaixo e ajude Chapeuzinho Vermelho e o Lobo a salvar as árvores!
http://www.greenpeace.org.br/multimidia/jogos/chapeu2.html