terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto: Trilhas que integram - uma intervenção interdisciplinar junto ao ambiente histórico/natural da Praia de Naufragados

O projeto Trilhas que integram - uma intervenção intedisciplinar junto ao ambiente histórico/natural da Praia de Naufragados, coordenado pela professora Nanci Rosa, justifica-se pelo projeto nascer da idéia de integração disciplinar em ambientes naturais com a vivência prática dos alunos, permitindo o conhecimento de um ambiente natural localizado na comunidade do Ribeirão da Ilha na Praia de Naufragados que faz parte da Unidade de Conservação Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
De acordo com a profª Nanci a idéia do projeto surgiu a partir de informações recolhidas no ano de 2010 durante uma atividade de final do ano da Escola à Praia de Naufragados, no início do ano de 2011 resolvemos ativar esta idéia e levar as turmas de 6ª a 8ª séries a integrar este projeto, contando com a colaboração dos profissionais que estão se integrando a esta idéia contagiante, que são:
Profª Nanci Rosa - disciplina de Ciências
Prof° Bruno Ziliotto - disciplina de História
Profº Filipe B. Maciel - disciplina de Geografia
Profº Fernando - disciplina de Educação Física.
Os objetivos gerais do Projeto são:
*Levar os alunos a conhecer o ambiente natural presente em sua comunidade e perceber sua importância como exemplar do patrimônio natural do município, digno de preservação/conservação.
*Integrar os conteúdos das disciplinas com a prática da vivência no Parque, aliando conhecimentos teórico, prático e de cidadania, já que o Parque deve ser preservado e as pessoas que moram neste ambiente podem melhor cuidar dele, tendo mais oportunidades de visitá-lo e presevá-lo com o entendimento da importância para as futuras gerações.
*Realizar um momento de integração entre os alunos e ampliar atividades científicas de pesquisa nos ambientes.
Conceitos/Conteúdos:
Cada disciplina irá determinar um enfoque para cada série, criando oportunidades para que, com isto, o projeto possa acontecer nos próximos anos e que este ambiente possa ser bem explorado pelos alunos da Escola todos os anos, possibilitando um estudo integral do ambiente natural, além de aprofundar conhecimentos.
Recursos e ambientes utilizados
A fotografia e o vídeo serão utilizados para o registro das atividades e para a confecção de um documentário que poderá ser construído não apenas no ano de 2011, mas nos anos seguintes ao início deste projeto.
A vivência prática das atividades, a pesquisa e o levantameno de informações locais norteará as atividades deste projeto.
Ambientes:
Biblioteca, Sala Informatizada, Laboratório de Ciências, Praia de Naufragados (Parque Estadual da Serra do Tabuleiro)
A Sala Informatizada da Escola foi utilizada pelos alunos e professores para pesquisas sobre o que há em relação ao Parque e a Praia, nas disciplinas envolvidas. Pesquisa de mapas aéreos sobre o local e localizar o caminho da Escola até a Praia. Confecção de paineis banners que ilustrem as atividades desenvolvidas, edição dos vídeos e exposição de fotografias relacionadas ao projeto conforme o enfoque de cada disciplina.
Os resultados do Projeto será uma apresentação à comunidade escolar.
Segue as fotos tiradas pelos alunos da turma 81 em visita a Praia de Naufragados.


Biografia e releitura de obras

Os alunos do 4º ano, turma 42 da professora Maria Helena, utilizaram a Sala Informatizada para pesquisar e conhecer a biografia de Romero de Britto, com o objetivo de sensibilizar os alunos e desenvolver a crítica pelas suas obras de arte.
A produção final dos alunos será pintura com tinta PVA em papelão.
Clik na imagem abaixo e conheça o site oficial de Romero de Britto
www.romerobritto.com.br/
Blog Fazenda do Saber
http://www.google.com.br/imgres?q=romero+de+brito&hl=pt-BR&client=firefox-