quinta-feira, 5 de julho de 2012

Projeto - Escola Sustentável

O Projeto Escola Sustentável, coordenado pela professora Ana Marta com a turma 53 em parceria com a Sala Informatizada, tem por objetivos promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola.
O projeto justifica-se pelo fato de que os estudos ambientais recentes e sua divulgação nas mídias têm feito com que alunos e professores conheçam a realidade ambiental local e global, seus problemas emergentes, e a necessidade de ações urgentes em favor de sua recuperação e proteção.
Através do Projeto Escola Sustentável, queremos sensibilizar os alunos de algumas turmas da escola a recuperar alguns materiais (de difícil reciclagem) que anteriormente não eram reciclados em suas casas, bem como a separar outros materiais recicláveis, criando assim um hábito, uma reflexão e conscientização sobre a questão ambiental em nosso bairro.
Esse projeto surgiu pelas Brigadas da TerraCycle que são programas nacionais através dos quais você pode arrecadar dinheiro coletando resíduo (todo o valor é pago pra escolas e organizações sem fins lucrativos)
Conceitos e conteúdos que iremos trabalhar:
Os alunos do 5o  ano do Ensino Fundamental, turma 53, dividem-se em grupos (chamados brigadas) de 3 ou 4 alunos. Cada brigada fica responsável por um tipo de embalagem (com laminado em uma das faces) por exemplo: Brigada do pacote de salgadinho, biscoito, suco, chocolate, etc.
O material para divulgação nas outras salas de aula é produzido na sala de aula  da turma 53 e na sala informatizada, exemplo: folders, cartazes, blogs, vídeos...
Cada embalagem é convertida em um valor de R$ 0,02 cada. Os alunos fazem a divulgação do projeto durante a semana e na sexta-feira o recolhimento das embalagens nas outras salas de aula dos anos iniciais do mesmo turno.
As embalagens são divididas por Brigada, e através de tabelas e gráficos contabilizado o valor arrecadado semanalmente. 
Será criado blogs pelos alunos, para divulgação do projeto, quando os blogs estiverem pronto divulgaremos aqui os endereços.
Segue algumas fotos dos alunos na Sala Informatizada e os Folders que eles produziram.
Parabéns professora Ana Marta e turma 53, a escola agradece pela dedicação de vocês!!

  
   

Nenhum comentário: