quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projeto - Estudante saudável

O projeto "Estudante saudável" coordenado pela professora Rochele Vaucher, disciplina de Educação Física, tem por objetivo de promover a aquisição de hábitos saudáveis pelos estudantes.
Segue uma apresentação explicando o projeto e algumas fotos.


Palestra com a professora Rochele na SI, sobre alimentação saudável
Jogos de piramide alimentar na SI
 




Jogos com a pirâmide alimentar em sala de aula

Primeiro dia de caminhada.


Alongamento

Projeto Clube da Leitura


"O projeto Clube da Leitura", destaca que a mediação do professor é fundamental para auxiliar o educando a estabelecer novas relações com o universo da leitura e escrita. Projeto 2011.
Nessa concepção, torna-se necessário propor aos envolvidos no fazer pedagógico diferentes caminhos para que alcancem outras descobertas.
Dessa forma, a professora Mirella das turma 41 e 44 em parceria com a Sala Informatizada, organizou um projeto de releitura da obra “ As aventuras de Xeramõi” de um dos autores que irão visitar nossa escola o Adão Karai Antunes. Os alunos utilizaram o editor de apresentação “Impress” do Linux Educacional para confeccionar histórias em quadrinhos através das leituras realizadas em sala de aula do livro citado. As turmas se envolveram muito com a atividade proposta, mostrando muito entusiasmo, cada grupo ficou responsável por produzir uma lenda do livro. Segue algumas fotos desses momentos assim como a produção final da turma 41 e 44 onde os fragmentos organizados por cada grupo, juntam-se  e formam uma releitura em quadrinhos do livro "A s aventuras de Xeramõi".







Passeio Literário


Passeio literário” uma maravilhosa iniciativa da professora Zeneide da disciplina de português, de acordo com a professora.
Em abril de 2012, ao retornar de uma aula realizada na biblioteca, com os alunos da turma 62, foi possível perceber o envolvimento destes com a leitura, revelando quietude, curiosidade, sensibilidade e outras descobertas através do “andar entre livros”.
Diante desse contexto, foram convidados a realizar uma pequena viagem pelos diferentes espaços do ambiente escolar, com o objetivo de socializarem atitudes de leitores, muitas vezes ocultas entre as paredes da sala de aula.
Diante de tal evento, a todo momento, funcionários de diversos segmentos acompanhavam, através de olhares curiosos tentando entender o motivo da atividade.
Dessa forma, proporcionou-se um momento de quebra no cotidiano escolar, no qual os alunos como protagonistas da história, ganharam visibilidade e, com certeza, conquistaram novos leitores, deixando o convite à imaginação, à aquisição de novos conhecimentos e à habilidade de (re)inventar, deixando-se tocar pelos múltiplos significados transmitidos por meio da palavra escrita.
Professora Zeneide Maria Cordeiro Pinheiro